Mural CMMC – Jalapão / TO

Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga - Jalapão

Cachoeira da Formiga - Jalapão

De águas esverdeadas e transparentes esse pequeno rio, perfeito para um banho conta ainda com uma pequena queda.

O que mais caracteriza esta cachoeira é a cor de suas águas em tons azul esverdeado. Nasce do lado de dentro da mata até cair no poço onde os turistas tem acesso. Fica localizada no Parque Estadual do Jalapão, alcançadas a partir de Mateiros pela estrada de terra para São Félix do Tocantins. A visita vale a pena.

Acentuados pela areia branca que reveste seu fundo, os tons de verde e azul da cachoeira da Formiga se confundem em suas águas transparentes. Ficar do lado de fora, só observando esse cenário, é impossível, principalmente sob 30ºC -temperatura constante durante o ano- e depois de enfrentar quilômetros de estrada de terra.

Com uma queda pequena e forte, a cachoeira funciona como uma hidromassagem natural. Vencida a correnteza para chegar à base da queda, é só escolher a intensidade desejada.

Como a pressão d’água é muito forte, manter-se sentado na parte inferior da cachoeira não é nada fácil. Se a intenção é relaxar sem fazer esforço, é melhor evitar a subida de dentro da água pelas pedras e raízes de árvore. Dá para chegar à parte alta caminhando pela lateral e sentar-se em uma das pedras que, esculpidas pela água, são superanatômicas.

Para quem não consegue ficar muito tempo parado e tem espírito aventureiro, os galhos de árvores suspensos sobre a piscina da cachoeira da Formiga são um convite aos saltos. Como o poço não é muito profundo, é preciso tomar cuidado para não se machucar.

Fonte: Brasil Viagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: