Mural CMMC – Manaus / AM

Domingo, em Manaus, é dia de comer em restaurantes flutuantes.

Os peixes compõem grande parte do cardápio.

Morar em casas flutuantes, construídas em cima de gigantescas toras de madeira, não é novidade para o homem da Amazônia. Por isso, aliás, as comunidades da região, que geralmente têm a pesca como atividade principal, são conhecidas como ribeirinhas. Hoje, porém, viver sobre os rios não se resume apenas a uma forma inusitada de moradia. Em Manaus, esse estilo de vida inspirou um tipo de diversão em família bem procurada pela população local e pelos turistas: almoçar nos restaurantes flutuantes.

Cortada por três igarapés, grandes braços de rio que se estendem por quilômetros, a capital do Estado possui dezenas desses estabelecimentos – concentrados principalmente nas margens do igarapé Tarumã, no extremo oeste. De tamanhos diferentes, a maioria oferece toda a estrutura e serviço de um restaurante construído em terra firme e mais um pouco.

No restaurante da Doró, por exemplo, além de amplo salão coberto para as mesas e até de uma ‘área vip’ para quem deseja ficar ainda mais próximo da água, os clientes contam com uma piscina. A arquitetura, feita em forma de “T”, também serve de atracadouro para as diversas embarcações que lotam o estabelecimento nos finais de semana. “Sempre que posso, venho com a família curtir a natureza e toda a estrutura que é oferecida”, diz o médico Afrânio Araújo, de 43 anos, que freqüenta os restaurantes flutuantes com a esposa e o filho.

O que mais atrai no cardápio dos flutuantes são os peixes regionais, que costumam ser fritos, cozidos e até assados na brasa do carvão. Os campeões de pedido são o tucunaré, tambaqui e pirarucu, servidos com acompanhamentos simples, geralmente farofa, arroz branco, salada e vinagrete ou ainda baião de dois, uma combinação de arroz e feijão cozidos. Para os que não gostam de peixe, os restaurantes também servem churrasco de carne bovina.

Fonte: Turismo Terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: