[Paraíso] Arquipélago de Fernando de Noronha / PE

Fernando de Noronha

Repleta de praias paradisíacas, flora e fauna riquíssimas e paisagens sem igual, Fernando de Noronha está no topo da lista dos locais mais visitados e admirados por turistas do Brasil e de todo o mundo. As boas condições ambientais do arquipélago atraíram a atenção de ambientalistas de todo o planeta, fazendo com que o local recebesse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco, em 2002.
O Arquipélago foi descrito pela primeira vez em meados de 1503, por Américo Vespúcio. Foi invadido por franceses e holandeses, e os portugueses, enfim, tomaram posse. Vários sítios históricos guardam resquícios dos últimos colonizadores: Vila dos Remédios, Vila da Quixaba, Parque de Sant’Ana e as ruínas dos Fortes de São Pedro do Boldró, de Sto. Antônio, de N.Sª da Conceição.
Com 21 ilhas, Fernando de Noronha ocupa uma área de 26 km². A ilha principal, de mesmo nome, é a única habitada, e a maior de todas – possui 17 km². Parte dela é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, considerado Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1988, com cerca de 8 km².
O objetivo deste parque é proteger fauna, flora e demais recursos naturais. Nele estão incluídas todas as ilhas secundárias. Sua extensão total é de 112,7 km², e o perímetro, de 60 km. Possui cinco trilhas definidas que podem ser visitadas com autorização prévia do IBAMA.
No Arquipélago vive uma população de aproximadamente 2.100 habitantes. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado entre homem e natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.
Noronha conta com uma boa infra-estrutura para atender o turista: agência bancária, delegacia, correios, informações turísticas, hospital, acesso a Internet, polícia militar, porto, informações meteorológicas, hotéis e pousadas. Em algumas das estadas, você convive diretamente com os habitantes locais, que transformaram suas casas simples em hospedarias familiares ou em charmosas pousadas. Flora
A vegetação predominante em Fernando de Noronha é composta por espécies típicas do agreste nordestino, que perdem sua folhagem na estação seca. Em geral, apresenta árvores nas áreas mais elevadas e arbustos nas superfícies mais planas. No período de março a julho, a vegetação fica mais exuberante, porém a possibilidade de chuvas aumenta consideravelmente. Fauna
Em Fernando de Noronha há inúmeras piscinas naturais que permitem o contato direto com a variada e exótica fauna marinha do local. As águas das ilhas estão repletas de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais, entre eles o mais abundante no arquipélago, o Montastrea cavernosa.
No mirante da Baía dos Golfinhos, os golfinhos-rotadores podem ser observados em seu ambiente natural. Um dos espetáculos mais bonitos da ilha acontece diariamente, ao nascer do sol, quando grupos de golfinhos se deslocam para o interior da baía, uma área de águas calmas e protegidas.
As tartarugas marinhas também são observadas a partir de novembro, agrupadas na superfície da água, quando os machos adultos disputam as fêmeas, dando início ao período de reprodução dessa espécie no arquipélago. O Centro Nacional de Conservação e Manejo das Tartarugas Marinhas – mais conhecido como Projeto TAMAR/IBAMA – zela desde 1984 pelas fêmeas, ovos e ambientes de reprodução e avalia as suas populações. Esses animais são protegidos por Decreto-Lei que estabelece a proibição da captura, da pesca e do molestamento de todas as espécies de quelônios em águas brasileiras.
O arquipélago conta ainda com espécies endêmicas, animais trazidos pelo homem e, também, animais migratórios.

[Fonte: Portal Brasileiro do Turismo]

2 Respostas

  1. Fernando de Noronha é o melhor destino para mergulho no Brasil e um dos melhores no mundo. Não deixem de conhecer!!!

  2. Esse lugar é muito admiravel, me sinto no paraiso quando estou por fernando de noronha, o site
    adoroviagem.uol.com.br/praia-cacimba-do-padre-pe
    traz dicas e curiosidades irresistível

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: