[Cultura] História de Ubatuba / SP

Conheça a História de Ubatuba

Ubatuba - SP

Os índios tupinambás foram os primeiros habitantes da região. Hans Staden trouxe para a civilização esta informação, visto que, capturado pelos indígenas locais na metade do século XVI, quase foi devorado num ritual de canibalismo, tendo ficado preso numa aldeia em Angra dos Reis chamada de Uwatibi (Ubatuba), cujo nome era o mesmo do local em que fica a atual cidade de Ubatuba. Tanto Hans Staden como os autores Jean de Lery e André Thevet mencionam ter sido Cunhambebe (pai, figura diversa daquela do filho, o qual teria alcançado Anchieta) o chefe supremo dos tupinambás. Seu território era demarcado desde o Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba, até o Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro, abrangendo não somente a cidade, assim como todo território ao longo do Rio Paraíba do Sul (São José dos Campos, Taubaté, etc).

Não se tem registros de que em Ubatuba tenha tido, nos seus primórdios, nenhuma aldeia (nada foi mencionado na obra de Hans Staden). Inicialmente, teria sido o lugar onde os índios se reuniam com “muitas canoas” em expedições de guerra para a região de Bertioga (paratyoca) e São Vicente (upaunema). No entanto, na época de Anchieta, muito posterior à Staden, encontram-se registros de existência da aldeia de Iperoig, relatados pelo missionário José de Anchieta ao Provincial da Ordem dos Jesuítas, onde contava sobre os conflitos existentes na região.

Agora que você conheceu um pouquinho da história dessa belíssima cidade, venha conhecer pessoalmente através da CMMC Time Sharing Turismo.

Seja um associado através do Plano de Turismo – PLANTUR ou seja Proprietário de Semana Time Sharing e desfrute dos mais belos locais dessa maravilhosa cidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: