[Paraíso] Praias Deslumbrantes em Arraial do Cabo / RJ

Arraial do Cabo - RJ

Arraial do Cabo possui praias deslumbrantes e um mar de águas transparentes, com abundante vida marinha. Graças a um fenômeno de raríssima ocorrência, a cidade, localizada 170 Km ao norte da capital do Rio de Janeiro, é um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro.

O fenômeno, chamado Ressurgência, traz para a superfície águas muito profundas e frias, ricas em nutrientes, provocando uma grande abundância de vida marinha.
Na Ilha do Farol, também conhecida como Ilha de Cabo Frio, uma boa caminhada leva às ruínas do antigo farol, construído em 1833, de onde é possível, quando não há neblina, ver toda a Região dos Lagos. Esta ilha, que tem picos de até 390 metros de altitude, guarda tesouros como a Praia do Farol, já considerada a mais perfeita do país, com cerca de mil metros de extensão, areia fina e branca, grandes dunas e mansas águas azuis, de incrível transparência.

Outra relíquia espetacular de Arraial do Cabo é a Gruta Azul, cuja entrada permite que, na maré baixa, pequenas embarcações penetrem num amplo salão de 15 metros de altura, com paredes azuladas pela incidência do sol. Ao lado da gruta há uma enseada, cujo nome, Saco dos Ingleses, deriva do célebre desastre do Thetis, fragata britânica que afundou em 1830 e tem os despojos muito visitados por mergulhadores, a exemplo de outros quatro naufrágios. Para passar o dia inteiro na ilha, é preciso autorização especial da Marinha.

Do alto dos promontórios, a vista é magnífica. Do Mirante do Boqueirão, vê-se a Ilha de Cabo Frio, a Praia do Farol e o próprio Boqueirão, com uma panorâmica de tirar o fôlego.
Aliada às características geográficas de Arraial do Cabo, projetada mar adentro, a Ressurgência contribuiu de forma decisiva para que a tranqüila aldeia de pescadores ganhasse renome nacional e qualificações como Capital do Mergulho, Caribe Fluminense ou Paraíso do Atlântico, não sendo incomum avistar golfinhos e baleias.

Com águas verdes e cristalinas, praias paradisíacas, íngremes costões rochosos, promontórios de beleza impressionante, áreas de Mata Atlântica e de restinga praticamente intocadas, ilhas, grutas, dunas, lagoas e salinas, Arraial do Cabo reúne um número extraordinário de paisagens diversificadas.

Do Pontal do Atalaia também se pode avistar a Ilha de Cabo Frio ou descer às belíssimas Prainhas, duas praias de areias brancas e águas calmas e cristalinas, onde fica a interessante Caverna do Amor. Outras praias que se destacam pela beleza são a Brava, de ondas fortes, boa para o surfe, e a do Forno, de águas claras, boa para mergulho.

Rico em natureza, Arraial do Cabo tem também riquezas de grande valor histórico e arqueológico. Na Praia dos Anjos, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de 1506, é tida como a primeira igreja de pau-a-pique onde foi celebrada uma missa no Brasil. Em vários pontos do município, foram encontrados sambaquís de até seis mil anos de idade.

[Fonte: Brasil Azul]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: