[Segredo] Conheça a Fórmula da Praia Perfeita

Arraial do Cabo - RJ

A Fórmula da Praia Perfeita

Por mais curioso que pareça, encontrar a fórmula matemática da praia perfeita mobiliza vários cientistas ao redor do mundo.
Sem dúvida, esse pedaço de paraíso, formado basicamente de areias brancas, mar azul-turquesa e águas cristalinas é o sonho dourado de boa parte dos seres humanos, mas que outros elementos fazem uma praia ser considerada perfeita ?

A resposta objetiva a esta pergunta, de aparência simples, é uma informação tão valiosa para grandes grupos de investidores no setor de turismo que diversas pesquisas são financiadas, em busca de uma equação matemática infalível.

Uma destas pesquisas, que foi desenvolvida na Universidade de Glamorgan, no Reino Unido, avaliou 28 variáveis em um computador, incluindo penhascos, baixo intervalo de maré, cor do mar, transparência da água, bom nível de preservação ambiental, vista panorâmica, montanhas e até antigas ruínas, para chegar à fórmula:

(-2xA12) + (1+A23) + (1xA34) + (2xA45)

D = ___________________________________

AT

O chefe dos pesquisadores, Dr. Alan Williams, considera o estudo de suma importância: “Se você trabalha em agências de turismo, deve ter em mãos fatos objetivos”, diz ele.

Já o Dr. Dimitrios Buhalis, da Universidade de Surrey, também no Reino Unido, desenvolveu outra equação matemática para identificar a praia perfeita:

(aA x wW) + 2 [eE x cC x vV] + V [ fF x sS ]
___________________________________________

(tT)+(tcTC)

Onde as letras maiúsculas representam atributos relativos ao destino:
A = qualidade da praia, W = clima, E = entretenimento, C = cultura e história, V = atividades, F = simpatia do povo local, S = facilidade para compras, T = distancia do local de origem, TC = custo total da viagem.

Enquanto as letras minúsculas têm relação com o tipo de viajante. Para um segmento mais jovem, por exemplo, em relação à variável C (cultura e história), o coeficiente c, em geral, costuma ter um valor menor que para um segmento mais maduro, que valoriza bastante esse tipo de elemento.

A boa notícia para o Brasil é que, com esta fórmula, a equipe do Dr Buhalis incluiu Copacabana entre os vinte principais destinos de praia do mundo.

Curiosidade à parte, se para a grande indústria turística, encontrar uma equação matemática é um fator crucial, para muitos turistas a praia perfeita continua a ser algo muito além do arquétipo de areias brancas, mar azul-turquesa e águas cristalinas.

Para estes, o importante não é realizar o sonho, mas sim buscá-lo constantemente. O interessante não é chegar ao destino final e sim continuar viajando, atrás daquele paraíso perdido, habitado apenas por cardumes de peixinhos coloridos, que teima em permanecer secreto.

[Fonte: Brasil Azul]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: