[Dicas] Primeira Viagem de Avião

Dicas para a primeira viagem de avião

Muitas pessoas enviam e-mail pedindo dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião. Montamos um verdadeiro manual para quem nunca viajou de avião e está cheio de dúvidas.

A primeira dica é…você irá viajar em um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não se desespere, você certamente irá gostar muito de viajar de avião.

Bom.. Vamos ao que interessa.. As dicas estão organizadas mais ou menos na ordem de uma viagem.

Onde comprar as passagens aéreas?
Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, pode comprar também em agências de turismo online ou em lojas físicas.

Onde encontro passagens aéreas mais baratas?
Acompanhe o Melhores Destinos, que você terá dicas de onde conseguir os melhores preços. ;)

Qual a diferença de escala para conexão?
Quando você for comprar sua passagem aérea certamente terá várias de opções de vôo, sendo alguns direto, outros com escala e outros com conexão.
O vôo direto significa que o avião decola na cidade de origem e só para na cidade de destino.
No caso do vôo com escala, significa que você irá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião irá parar em uma ou mais cidades durante o percurso.
Já no vôo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

O que fazer quando chegar ao aeroporto?
Chegando ao aeroporto você irá procurar o balcão de embarque da companhia aérea que você irá viajar e entrar na fila do check-in do seu vôo.

Quanto tempo antes preciso chegar no aeroporto?
Recomenda-se chegar entre 1h e 2h antes do horário do vôo. Mas o importante é não chegar com menos de 30 minutos antes do vôo, pois suas chances de não embarcar serão grandes.

Como funcionam as conexões?
Quando você for fazer uma viagem com conexão você precisará trocar de avião mas a bagagem que você despachou será transferida “automaticamente” entre os aviões. Você não precisa se preocupar com ela. Quando o avião chegar na cidade onde você fará a conexão, os comissários irão avisar para você desembarcar. Ao descer do avião terão funcionários orientando o que devem fazer os passageiros “em transito” para tal cidade. Se a conexão for demorada você pode até sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Acompanhando nos monitores espalhados pelo aeroporto você saberá onde e quando deve embarcar.

O que é o e-ticket e o que é o cartão de embarque?
O e-ticket é a passagem, você irá utilizá-lo no momento do check-in. Quando realizar o check-in você receberá o(s) cartão(ões) de embarque, este é o documento utilizado para entrar na sala de embarque e para entrar no avião.

O que é o check-in?
Check-in é o momento onde você confirma que vai mesmo fazer a viagem. Caso vá despachar bagagens é nesse momento que deve entragá-las à companhia aérea. Hoje é possível fazer o check-in pela Internet e até pelo celular, essa opção é mais interessante para quem não vai despachar malas.

Como fico sabendo a hora que devo embarcar?
Nos aeroportos há sempre umas “televisões” mostrando os vôos com algumas informações como: hora do embarque e qual o portão de embarque.

Como sei onde tá o avião que eu vou?
No seu cartão de embarque está escrito qual será o portão/gate. Quando você for chamado para embarcar basta localizar onde é esse portão de embarque. Sempre há muitas placas informando.

Que documentos preciso para viajar?
Se você é adulto e é um vôo doméstico(nacional) basta um carteira de identidade. No momento da compra você é informado de outros documentos aceitos.

Quantas malas eu posso levar?
Na mão você pode levar até 5kg e desde que comprimento+largura+altura não seja superior a 115cm.
Você pode despachar até duas malas com peso total de no máximo 23kg. Se passar disso, prepare-se para pagar um valor não muito barato.

E quando o avião chega ao destino o que eu faço?
Não tem segredo, basta seguir o povo :) Você será direcionado ao local onde irá pegar suas malas. Em geral é um esteira que fica passando com as malas. Basta pegar a sua e sair.

É verdade que dá vontade de vomitar?
Isso acontece mais em aviões pequenos. Nesse aviões maiores, utilizados pelas principais companhias aéreas brasileiras são raros os casos de enjoo, mas se acontecer terá um saquinho bem na sua frente para embalar o vomito :)

Outros avisos:
– É comum o piloto falar “afivelem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” :) é apenas para aumentar sua segurança.
– É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simular um bocejos.
– Evite sentar de pernas cruzadas, você deve ficar várias horas sentado e é melhor favorecer a circulação.
– No avião costuma fazer frio, especialmente em vôos noturnos, então vá preparado.

Faltou alguma dica ou ficou alguma dúvida? Deixei seu comentário.

Boa viagem e quando voltar nos conte como foi.

[Fonte: Melhores Destinos]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: