[Turismo] Observação da Fauna

https://i0.wp.com/www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/0043c.JPG

Várias formas de lazer vêm surgindo nos últimos anos, estimuladas pela crescente conscientização ambiental. O interesse pela observação da fauna silvestre é um exemplo claro disso. Hoje, turistas de todo o mundo viajam longas distâncias somente para ter a chance de conhecer de perto a vida selvagem. Para eles, nada melhor do que vir ao Brasil.

A fauna brasileira é constituída de 600 espécies de mamíferos, cerca de 1.700 aves, 390 de répteis e 331 espécies de anfíbios, além de oito mil espécies de peixes já cientificamente registradas. As áreas de proteção ambiental representam hoje cerca de 5% do território nacional.

A Região Centro-Oeste é um bom começo para quem quer conhecer animais brasileiros. Lá, vale a pena visitar o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, o Parque Nacional das Emas – ambos listados entre os Patrimônios Naturais da Humanidade, pela Unesco –, a Chapada dos Guimarães e a dos Veadeiros. A fauna da região está muito bem representada por onças-pintadas, lobos-guarás, cachorros-do-mato, cervos, veados-campeiros, emas e seriemas, no solo; por araras-vermelhas, tuiuiús, garças, gaviões e corujas-buraqueiras, no ar; e por jacarés e piranhas, pacus, dourados e pintados, nos rios.

A vida selvagem também deslumbra os visitantes que se aventuram na Amazônia, Região Norte do País. Lá, em locais como o Parque Nacional do Jaú, é possível avistar raros mamíferos, aves e répteis, entre mais de 250 espécies catalogadas. Os mais conhecidos nos rios são o peixe-boi, a ariranha, o boto-cor-de-rosa, o jacaré-açu, o pirarucu e o tambaqui. Na terra, podem-se avistar o tamanduá-bandeira e o jabuti. Pousados nas árvores, araras, periquitos e papagaios; e muito mais.

Mas se o interesse é contemplar a fauna marinha, os locais mais indicados estão no litoral. É o caso dos Parques Nacionais Marinhos de Abrolhos e de Fernando de Noronha, respectivamente nos Estados da Bahia e de Pernambuco. Ali, passeios de barco e mergulhos garantem visões privilegiadas de animais aquáticos como golfinhos-rotadores, baleias-jubarte, tartarugas-marinhas e cabeçudas, além de grazinas, fragatas e pilotos. Sem falar da diversidade de cenários subaquáticos que contornam esses arquipélagos, com corais de todos os tipos, cores e tamanhos, algas marinhas e estrelas-do-mar. Mais ao sul, no Estado de Santa Catarina, Garopaba destaca-se pelo Projeto Baleia-Franca, que orienta os visitantes para a observação desses gigantescos mamíferos, que chegam à costa entre junho e novembro para acasalar, procriar e amamentar.

Encante-se com a exuberância da fauna brasileira. Venha, e vire fã!

.

[Fonte: Embratur]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: